Muitas pessoas têm o sonho de ser poliglota, e talvez esse também seja o teu sonho!
Durante a caminhada do aprendizado, contudo, nos vemos frente a um desafio: como não misturar todos esses idiomas na nossa mente e na hora de falar? Como conseguir manter “cada macaco no seu galho” pra que todos convivam em harmonia e não haja interferência de um idioma no outro?
É disso que vamos falar no post de hoje!
Se liga nessas 5 técnicas que eu utilizei pra não misturar os 5 idiomas que eu falo hoje:
1-Desenvolva uma base sólida em cada um
A mistura de um idioma com outro é como a infiltração numa casa: ela entra por onde temos certas lacunas e buracos na estrutura.
Assim, quando estamos falando Espanhol e não sabemos uma palavra, tentamos dizê-la em Português ou Inglês, tentando acessar outro idioma no qual temos o conhecimento daquela palavra.
Para isso não acontecer, a regra de ouro nesse caso é estudar eles e desenvolver uma base sólida!
Quanto mais bem trabalhados, menos os idiomas vão se misturar.
O que nos leva para a segunda dica de ouro:
2-Não aprenda mais de um idioma ao mesmo tempo
Quando aprendemos mais de um idioma ao mesmo tempo, você não consegue consolidar o suficiente nenhum deles, porque no momento em que começaria a se aprofundar nele, você já tem de mudar e voltar a estudar o outro. No fim das contas, você tem dois lagos rasos, nos quais é difícil ter peixes, andar de barco ou ter qualquer independência, por ser raso demais. Os dois ficarão frágeis demais e, por consequência, se misturarão.
“Ah, mas o poliglota X aprende 3 idiomas ao mesmo tempo”. Sim, mas como dizia sua mãe, você não é todo mundo, né?
A diferença é que, os idiomas são como um esporte: exige treinamento, experiência, condicionamento. Os poliglotas conseguem se dar esse luxo porque eles são como atletas profissionais: são aprendizes profissionais de idiomas, já tem um controle extremamente elevado de método e técnicas, e, mesmo assim, nem só porque podem, nem todos escolhem aprender mais de um ao mesmo tempo.
Eu mesma, por exemplo, por mais que seja poliglota e fale 5 idiomas, e tenha desenvolvido, nesses mais de 20 anos respirando idiomas, conhecimento e controle suficiente de método e técnicas, eu prefiro sempre aprender um de cada vez. Vivo o processo, curto e aprecio ele. Me conecto com pessoas, me aprofundo na cultura e desenvolvo raízes e um conhecimento sólido naquele idioma.
Porque no fim das contas, apenas um idioma bem solidificado é que consegue abrir portas para oportunidades internacionais de verdade. O resto é só enfeite de árvore de natal e ego. Então, já sabe: foque e aprenda 1 de cada vez pra não misturá-los!
3-Conecte o idioma a momentos específicos:
Uma das técnicas de ancoragem de um idioma é associar um idioma a um momento específico. Por exemplo:
Sempre quando você for praticar esportes, conecte esse momento da sua rotina a um hábito ligado ao idioma, por exemplo, ouvir música, e seja o mais específico que puder, determinando uma playlist específica.
Nesse caso, recomendo as playlists personalizadas do ABC Poliglota, com playlists de Inglês, Francês, Espanhol e Italiano, com músicas selecionadas a dedo pra você dar play na sua fluência com seu momento de imersão diário.
4- Personifique o idioma
Assim como você pode conectar o idioma com momentos, uma estratégia poderosíssima é personificá-lo.
Isso significa associar o idioma a uma pessoa, e assim, manter contato com essa pessoa na sua vida, fará você ter contato com o idioma.
Isso tornará mais fácil manter a constância, mais divertido e você terá, além de uma companhia, uma âncora de responsabilidade pois agora “abandonar” o seu aprendizado pode significar desapontar o outro, então, inconscientemente, para ser respeitoso com o outro, você consegue a ser respeitoso consigo e seu próprio aprendizado, e não fura com sua agenda!
5-“esquente os ouvidos” antes de usar ativamente o idioma
Essa é uma das dicas que sempre dou aos meus alunos antes deles iniciarem uma aula de conversação com nossos professores nativos:
Prepare os seus ouvidos! Assim como um atleta de futebol, antes de entrar em campo e sair correndo pelo gramado, ele faz um aquecimento se alongando, pulando, esquentando o corpo e os músculos, que até então estavam “frios” não sendo utilizados tão ativamente, para então o corpo entender que é hora de começar a se colocar em movimento.
Da mesma forma, antes de entrar, do nada, em uma interação ativa praticando o idioma, já prepare os ouvidos e comece a ouvir o idioma cerca de 15 minutos antes e, se possível, repita em voz alta, fale com você mesmo. Acredite, isso fará toda a diferença na sua dinâmica e você se sentirá muito mais confiante e a vontade em muito menos tempo, e sua experiência será 10x melhor.